
Na área de IHC(Interação Humano-Computador) as capacidades dos usuários para elaborar algum produto são extremamente exploradas. Em particular, a visão mostra-se como atributo fundamental. Para assegurar que esse produto esteja melhor adequado para a visualização do usuário entram em cena os Princípios de Gestalt:
- Similaridade
- Continuidade
- Fecho
- Simetria
- Figura/Fundo
- Destino Comum

Proximidade
Elementos muito próximos uns aos outros são reconhecidos pelo nosso cérebro como conjuntos, fazendo parte de um mesmo grupo.

Similaridade
Elementos parecidos uns com os outros tendem a ser interpretados pelo nosso cérebro como relacionados entre eles.
Continuidade
Quando os elementos estão seguindo uma forma, uma sequência, um formato ou uma figura junto um do outro eles são mais destacados que os outros pelo nosso cérebro, interpretando-os como complementares ou que seguem uma mesma linha de raciocínio.

Fecho
Quando um conjunto de elementos possuem um espaço entre si ou não são completos, porém quando vistos junto um ao outro formam uma figura ou algum sentido em nosso cérebro que com a intenção de formar um significado a eles, junta eles.

Simetria
Elementos que sejam simétricos entre si são interpretados como pertencentes a um conjuntos e são melhor vistos pelo nosso cérebro.

https://pixabay.com/pt/photos/retrato-compondo-moda-humanos-3033408/
Figura/Fundo
Figuras e imagens que possuem um duplo significado ao nosso cérebro podem ser utilizadas na realização de um projeto.
Destino Comum
Quando um conjunto de figuras ou imagens seguem uma mesma direção ou sentido nosso cérebro as interpreta como pertencentes a uma finalidade em comum.
https://pixabay.com/pt/vectors/arco-%C3%ADris-cores-eletr%C3%B4nicos-diodos-26389/