Muitos pesquisadores dedicam-se à área de Design na área de Interação Humano Computador. Com o passar dos anos, os esforços por meio de estudos e pesquisas nessa área têm levado à evolução e obtenção de conhecimentos sobre os detalhes nas interfaces que afetam ou são afetados por aspectos psicológicos dos usuários diante das interfaces e do funcionamento geral de sistemas interativos.
http://www.tipografos.net/internet/don-norrman.html
Dentre esses pesquisadores, um dos mais importantes nomes é o de Don Norman, que foi o criador dos Princípios de Design com seu nome. Esses princípios orientam os desenvolvedores de produtos (inclusive sistemas computacionais), a construir seus produtos, com um design (concepção) que atenda às expectativas de seu futuro usuário, analisando-se os elementos que compõem o produto.
Esses princípios são os 7 (sete) a seguir:
- Descoberta
- Affordances
- Significantes
- Mapeamento
- Feedback
- Modelo Conceitual
- Restrições
Cada princípio pode ser consultado simultaneamente pelos desenvolvedores. É importante observar que muitos produtos de design atendem a mais do que um desses princípios. A seguir, cada um dos princípios é descrito, de modo a clarificar o seu diferencial em relação aos demais.
Descoberta
O usuário consegue determinar quais ações são possíveis, assim como o estado corrente da interface.
Affordances
Se referem ao relacionamento entre as capacidades do agente e as propriedades físicas do paciente da interação que determinam como a interface pode ser usada.
Significantes
Indicam onde a ação deve ocorrer.
Exemplo: mensagem de onde desbloquear o seu celular.
Mapeamento
Se referem à relação entre dois elementos, usando de correspondência espacial entre o layout do controlador e os dispositivos que estão sendo controlados, de modo a determinar como devem ser usados.
Feedback
É o modo de informar ao usuário que a ação realizada surtiu efeito, sendo possível ao usuário determinar o novo estado do paciente da interação.
Modelo Conceitual
Significa a explicação, mesmo que simplificada, de como uma interface funciona. Um Modelo Conceitual voltado ao usuário se chama Modelo Mental.
Restrições
São os bloqueios que impedem ou auxiliam um usuário específico de utilizar o aplicativo desejado, essas restrições podem ser de diversos tipos como:
- Restrições Físicas, como o uso de gadgets para utilizar um aplicativo
- Restrições Culturais, como a diferença entre a cultura oriental e ocidental
- Restrições semânticas, em que o significado dos elementos utilizados na interface restringem seu uso
- Restrições Lógicas, em que o usuário não consegue perceber qual o botão a ser apertado num dispositivo para realizar uma tarefa desejada