Princípios de Design (Norman)

Muitos pesquisadores dedicam-se à área de Design na área de Interação Humano Computador. Com o passar dos anos, os esforços por meio de estudos e pesquisas nessa área têm levado à evolução e obtenção de conhecimentos sobre os detalhes nas interfaces  que afetam ou são afetados por aspectos psicológicos dos usuários diante das interfaces e do funcionamento geral de sistemas interativos.

fonte:
http://www.tipografos.net/internet/don-norrman.html

Dentre esses pesquisadores, um dos mais importantes nomes é o de Don Norman, que foi o criador dos Princípios de Design com seu nome. Esses princípios orientam os desenvolvedores de produtos (inclusive sistemas computacionais),  a construir seus produtos, com um design (concepção) que atenda às expectativas de seu futuro usuário, analisando-se os elementos que compõem o produto.

Esses princípios são os 7 (sete) a seguir:

  1. Descoberta
  2. Affordances
  3. Significantes
  4. Mapeamento
  5. Feedback
  6. Modelo Conceitual
  7. Restrições

Cada princípio pode ser consultado simultaneamente pelos desenvolvedores. É importante observar que muitos produtos de design atendem a mais do que um desses princípios. A seguir, cada um dos princípios é descrito, de modo  a clarificar o seu diferencial em relação aos demais.

Descoberta

fonte: (http://codde.com.br/criancas-ja-podem-programar-brincando)

O usuário consegue determinar quais ações são possíveis, assim como o estado corrente da interface.

Affordances

Se referem ao relacionamento entre as capacidades do agente e as propriedades físicas do paciente da interação que determinam como a interface pode ser usada.

fonte: (https://trustedadvisor.com/trustmatters/clients-dont-buy-solutions-they-buy-problem-definitions)

Significantes

Indicam onde a ação deve ocorrer.

Exemplo: mensagem de onde desbloquear o seu celular.

Mapeamento

Se referem à relação entre dois elementos, usando de correspondência espacial entre o layout do controlador e os dispositivos que estão sendo controlados, de modo a determinar como devem ser usados.

Feedback

fonte: (https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2017/07/31/entenda-o-sarahah-app-de-feedback-honesto-que-esta-causando-na-web.htm)

É o modo de informar ao usuário que a ação realizada surtiu efeito, sendo possível ao usuário determinar o novo estado do paciente da interação.

Modelo Conceitual

Significa a explicação, mesmo que simplificada, de como uma interface funciona. Um Modelo Conceitual voltado ao usuário se chama Modelo Mental.

Restrições

fonte: (https://www.businessinsider.com/technology-beginners-guide-essential-gadgets-services-2018-10)

São os bloqueios que impedem ou auxiliam um usuário específico de utilizar o aplicativo desejado, essas restrições podem ser de diversos tipos como:

  • Restrições Físicas, como o uso de gadgets para utilizar um aplicativo
  • Restrições Culturais, como a diferença entre a cultura oriental e ocidental
  • Restrições semânticas, em que o significado dos elementos utilizados na interface restringem seu uso
  • Restrições Lógicas, em que o usuário não consegue perceber qual o botão a ser apertado num dispositivo para realizar uma tarefa desejada



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