Avaliações

Quando e como avaliar?

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Existem vários métodos para avaliação de usabilidade e acessibilidade. Esses métodos podem ser divididos em testes (baseadas em usuários) e inspeção.

Testes envolvem condições de uso e a presença de usuários da interface.

  • Seus resultados indicam com maior probabilidade os problemas que usuários realmente se importam.
  • Dependem de protótipos com maior fidelidade, ao ponto de permitir o uso por usuários.
  • Maior custo de tempo.
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Inspeções são avaliações baseadas em julgamento de avaliadores (humanos ou não) a partir de regras pré-estabelecidas (e.g. heurísticas e diretrizes) .

  • Independem da presença de usuários e, por isso, são mais adequadas em estágios iniciais do desenvolvimento.
  • Dependente do conhecimento e experiência dos especialistas.
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Problemas de usabilidade/acessibilidade

Usualmente, métodos de avaliação são utilizados para identificar problemas de usabilidade e/ou acessibilidade, além de sugestões de melhorias. Tais problemas são pontos de discordância com as definições apresentadas para usabilidade e acessibilidade.

→ O “porquê” a interface não é mais usável ou acessível do que poderia ser.

Métodos de avaliação

  • Testes
    1. Testes com Usuários e Think Aloud
    2. Eye Tracking
    3. Percurso Cognitivo – com usuários
  • Inspeções
    1. Avaliação Heurística
    2. Revisão de Guidelines
    3. Percurso Cognitivo – com avaliadores
  • Extra – Avaliação de Arquitetura da Informação
    1. Card Sorting

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