Quando e como avaliar?

Existem vários métodos para avaliação de usabilidade e acessibilidade. Esses métodos podem ser divididos em testes (baseadas em usuários) e inspeção.
Testes envolvem condições de uso e a presença de usuários da interface.
- Seus resultados indicam com maior probabilidade os problemas que usuários realmente se importam.
- Dependem de protótipos com maior fidelidade, ao ponto de permitir o uso por usuários.
- Maior custo de tempo.

Inspeções são avaliações baseadas em julgamento de avaliadores (humanos ou não) a partir de regras pré-estabelecidas (e.g. heurísticas e diretrizes) .
- Independem da presença de usuários e, por isso, são mais adequadas em estágios iniciais do desenvolvimento.
- Dependente do conhecimento e experiência dos especialistas.

Problemas de usabilidade/acessibilidade
Usualmente, métodos de avaliação são utilizados para identificar problemas de usabilidade e/ou acessibilidade, além de sugestões de melhorias. Tais problemas são pontos de discordância com as definições apresentadas para usabilidade e acessibilidade.
→ O “porquê” a interface não é mais usável ou acessível do que poderia ser.
Métodos de avaliação
- Testes
- Testes com Usuários e Think Aloud
- Eye Tracking
- Percurso Cognitivo – com usuários
- Inspeções
- Avaliação Heurística
- Revisão de Guidelines
- Percurso Cognitivo – com avaliadores
- Extra – Avaliação de Arquitetura da Informação
- Card Sorting